Cluster de Tecnologias para a Saúde do RS torna o setor mais competitivo

Cluster de Tecnologias para a Saúde do RS consiste em um programa que reúne os principais agentes públicos e privados para que atuem na produção de tecnologias de alto impacto na melhoria da saúde humana. Seu objetivo é tornar-se uma referência na geração de co-nhecimento, tecnologias e serviços, impulsionando o crescimento eco-nômico e melhorando os indicadores de saúde da população.

A existência de um mercado pro-missor no Brasil e América Latina e a vontade política dos atores envolvi-dos para atuar no desenvolvimento deste segmento foram os motores da sua criação em 2015. As reuni-ões iniciais ocorreram no Badesul, um dos parceiros do projeto. Seus técnicos auxiliaram na condução dos primeiros estudos, quando foram estabelecidas metas a curto e médio prazo. Hoje o Cluster já conta com a participação de 190 empresas, de hospitais dos municípios de Porto Alegre, Passo Fundo e Pelotas e de todas as universidades localizadas no Rio Grande do Sul que possuem cursos relacionados à saúde.

A diretora de Promoção Comer-cial e Assuntos Internacionais da Secretaria do Desenvolvimento Eco-nômico, Ciência e Tecnologia do RS, Sandra Schaëfer, também atua como secretária executiva do Cluster. Sandra destaca que muitas metas já foram atingidas, como a criação de várias startups, a oferta de cursos de capacitação para empresas e profis-sionais do setor, entre outras.

Outra ação importante que está em curso é o projeto Conexão Saúde, cuja proposta é ajudar no desenvolvimento de 20 micro e pequenas indústrias do segmento, promovendo a aproximação comer-cial e a geração de negócios junto ao seu mercado-alvo.
 


Objetivos do Cluster

 

Integrar instituições e rea-lizar projetos que implantem um ambiente de tecnologia e inovação em saúde.
 
  • Promover a articulação ins-titucional setorial.
  •  Atuar no desenvolvimento, retenção e atração de talentos.
  • Estimular a complementa-riedade.
  • Fomentar a inovação de produtos e serviços.
  • Desenvolver um modelo de governança.
  •  Promover a melhoria de tec-nologias acessíveis ao cidadão.
  • Fomentar o empreendedo-rismo no setor da saúde.
  • Fomentar sistemas de ino-vação na economia gaúcha.
  • Atrair investimentos estra-tégicos para o RS