Mulheres conquistam seu lugar no mundo dos negócios

A maturidade me possibilita olhar para trás e refletir sobre quais fatos realmente determinaram meu empoderamento profissional como execu-tiva de empresas e, mais recentemente, como responsável pela Secretaria de Minas e Energia do Rio Grande do Sul. Focando no essencial, o que mudou minha

vida, foi a educação!

Nasci em Lomba Grande, interior de Novo Hamburgo. Estudei em escola publica até chegar à universidade, quando custeei meus estudos, trabalhando durante o dia e estudando a noite. Depois fiz doutorado através de bolsa de estudos. Nada foi fácil! Mas, foi definitivo na minha vida!

A presença de mulheres na nova economia, baseada no conhecimento, é evidente. Falo da presença na biotecnologia, TI, nano tec-nologia... A discussão sobre oportunidades de carreira e de remuneração segue sendo uma verdade no universo feminino; verdade que so-mente se modifica com formação educacional, postura ética e vontade de vencer – garra! 

 

 

 

 

                             Susana Kakuta

 


Natural de Estância Velha, sou professora e adminis-tradora. Atuo como diretora administrativo-financeiro do Grupo Urano, em Canoas, e integro conselhos superiores de empresas. Participo de entidades associativas desde 2003. Em 2011 presidi a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo. Fui secretária de Desenvolvimento Econômico de Canoas entre 2009 e 2011. Em 2016 fui eleita, pela maio-ria absoluta dos votos, a primeira mulher a presidir a Fede-rasul – Federação de Entidades Empresariais do RS, onde já atuo como vice-presidente de Integração desde 2012.

Percebo que o carisma, a sensibilidade e a coragem das mulheres têm contribuído muito nas relações econômicas e sociais nos dias atuais. As mulheres vêm ocupando espa-ços de decisão e qualificando os ambientes empresariais e políticos. Apesar do preconceito e do machismo enraizados na sociedade, a determinação e a necessidade têm feito as mulheres desbravarem e conquistarem autonomia, respeito e excelentes resultados pessoais e profissionais.”

A presença feminina no mercado de trabalho vem crescendo desde a Revolução Industrial. Hoje elas ocupam um lugar de destaque e bus-cam espaço em áreas dominadas pelos homens, como cargos de liderança. Dedicamos esta página à todas que lutam pelo empoderamento feminino, como Susana Kakuta e Simone Leite

 

 

 

 Simone Leite