A Cultura é o conjunto de manifestações artís-ticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc. Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais é sua a capacidade de produção de cultura.
A cultura brasileira foi formada ao longo dos sécu-los (desde o início da colonização, no começo do XVI), pela mistura da cultura portuguesa com a indígena e a africana. Tempos depois, nos séculos XIX e XX, nosso país recebeu a influência cultural dos imigrantes italia-nos, espanhóis, alemães, árabes, japoneses, chineses, entre outros.
 
O turismo é um fenômeno social, cultural, ambiental e econômico. Quando planejado e bem estruturado, é gerador de emprego e renda. O turismo sustentável privilegia a cultura local, incentiva as criações dos habi-tantes do destino turístico, destacando e valorizando as suas manifestações como lendas, folclore, gastronomia, tradições, entre outras. O turismo sustentável é um fenômeno de conscientização e proteção dos ecossiste-mas, além de ser uma maneira de preservá-los para as gerações futuras.
 

O turismo é sistêmico e está vinculado às mais diversas áreas da sociedade. Ele impacta e é impactado pelas suas ações ou omissões. Na realidade, é ofertado após sua delimitação como produto turístico, reunindo os aspectos geográficos, históricos, culturais e equipa-mentos e serviços. Nos aspectos culturais, podem ser encontrados os diferenciais capazes de atraírem visitan-tes. Na realidade, as experiências culturais podem tornar inesquecíveis as visitações ao núcleo receptor. Os even-tos culturais são responsáveis pelo aumento de fluxo de visitantes. Em várias partes do mundo, o fenômeno turístico ajuda na melhoria da qualidade de vida e na autoestima da comunidade.

No aspecto econômico, constata-se o efeito multi-plicador de cada investimento realizado, podendo gerar resposta mais rápida na geração de emprego e da renda. No Rio Grande do Sul, existem 27 regiões turísticas

que representam 371 municípios. São celebrados mais de 400 eventos tradicionais nos 497 municípios do esta-do e estão disponibilizados mais de 180 roteiros turísti-cos para todos, de todas as idades e interesses.

Abdon Barretto Filho

Diretor de Turismo da Secretaria Estadual do Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul

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