Fronteira do Brasil com o Uruguai é favoreci-da por importantes elementos do turismo. De um lado o Uruguai, através de Free Shops,
gera mercado de produtos duráveis e não duráveis, livre de impostos; de outro, o Brasil, em especial o Rio Grande do Sul, gera compradores ávidos por produtos importados. É um modelo de negócio com efeito posi-tivo para comércio e serviços, mas com efeito negativo para o crescimento do turismo interno para além da linha divisória entres os países.
 
Com situação cômoda da rede hoteleira e do comér-cio, poucas eram as opções de lazer e de geração de renda, trabalho e emprego, oriundas de uma das maiores cadeias produtivas do mundo: o turismo. Com esta finali-dade, buscamos, desde 2010, alternativas para o cres-cimento do turismo com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região. Percebendo que a localização vitivinícola no interior do município é disposta na forma de arco, idealizamos, na Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA, a Ferradura do Vinhedos. Identificamos e descrevemos elementos com potencial turístico no local, materializados em belezas naturais, atrativos culturais, riquezas históricas, religiosas e sociais, as quais compõem um rico patrimônio material e imaterial além do vinho e dos free shops. Isto despertou a rede hoteleira, que desde então capacita profissionais sobre o local, apoia pequenos empreendedores hortifrutigranjeiros, colabora com agên-cias de turismo receptivo (em franca ascensão) e investe no turismo decorrente de águas termais.
 
Avelar Fortunato
Dr. economista; com estágio pós-doutoral em Desenvolvimento Econômico; professor do pós-graduação em Administração na UNIPAMPA; autor do relatório que materializou o Roteiro Turístico Ferradura dos Vinhedos

Potencial turístico da região

As vinícolas Salton, Nova Aliança, Almadén e Cordilheira de Sant’Ana têm conquistado prêmios nacionais e internacionais. A região produz os melhores vinhos de uvas Merlot e Chardonnay do Brasil.
 
 A olivicultura da Olivo Pampa e outros empreendimentos.
 A produção de hortifrutigranjei-ros da agricultura familiar.
 As águas termais e o complexo turístico Amsterland.
 Belezas naturais como Cerro de Palomas, Cerro da Cruz, Arroio da Cruz, entre outras. Riquezas patrimoniais podem ser encontradas no Binacional Cemité-rio da Cruz e em antigas estâncias.
 
Testemunhos históricos de revo-luções gaúchas: a Farroupilha, a Federalista e a de 1923.
 
O culto à tradição gaúcha está presente na Invernada Campei-ra Passo do Guedes e no Centro de Tradições Gaúchas Presilha do Pago, um dos mais clássicos do RS.